O que é um freelancer e tudo que você precisa saber para contratar um

O que é um freelancer e tudo que você precisa saber para contratar um

Os freelancers são profissionais que estão sendo cada vez mais requisitados por diversos motivos, mas, ainda assim, é interessante saber como contratar o profissional com o melhor custo-benefício da mão de obra, para, no fim das contas, não sair perdendo e ainda contratá-lo de novo. Neste artigo, você verá o que é um freelancer e como contratar um.

 

O que é um freelancer?

Você já se perguntou o que é um freelancer e o que ele faz? O freelancer é o profissional que pode atuar em diversos segmentos, mas que não é vinculado diretamente a uma empresa, podendo ser categorizado como não funcionário de lá, apesar de receber pelo serviço feito.

O freelancer pode realizar trabalhos recorrentes em diferentes áreas, ou apenas um serviço, o que vai depender do acordo firmado entre ele e o contratante. Se ambas as partes estão satisfeitas com o acordo, é vantajoso mantê-lo.

Se você não entende o que é um freelancer, saiba que esse profissional pode atuar nas mais variadas profissões

Se você não entende o que é um freelancer, saiba que esse profissional pode atuar nas mais variadas profissões, incluindo atividades realizadas presencialmente.

Existem freelancers da área de revisão, redação, tradução, entre outras, mas o espaço de atuação não está destinado apenas a serviços que são feitos por meio de um computador. O freelancer pode trabalhar com pintura, construção, limpeza ou recepção, por exemplo, e, para isso, há diversos sites nos quais o profissional se inscreve para fazer propostas de serviços.

Normalmente, é o freelancer que dá o seu lance, ou seja, o seu preço, mas pode acontecer de o contratante, de antemão, determinar quanto vai pagar pelo serviço. Lembre-se que o “free” da palavra não indica trabalho gratuito, coisa que muita gente ainda diz, mas indica o sentido de liberdade do trabalhador em dizer quanto gostaria de receber por um trabalho.

Como contratante, como saber se o freelancer é realmente experiente e vai realizar um bom trabalho? O cliente deve sempre pedir ao freelancer um portfólio e referências.

Outra dica é começar com um projeto pequeno para checar se gosta da qualidade do trabalho do freelancer. Assim vão se conhecendo melhor e ganhando confiança aos poucos. Se a experiência for positiva pode contratar o freelancer para projetos maiores.

A contratação de um freelancer talvez não seja necessária no começo de uma empresa. Por exemplo, se um site trabalha com redação de artigos e ainda é pequeno, é possível que o detentor do site produza os próprios textos inicialmente.

Mas, à medida que ele cresce, torna-se difícil atender à necessidade do público, porque a demanda é muito maior. É neste momento que a pessoa precisa contratar um freelancer de confiança para o ajudar com os textos. Inicialmente, o lucro do site não é grande, mas, à medida que ele se desenvolve, é possível pagar pelo trabalho desses profissionais.

É benéfico contratar um freelancer por vários motivos. O maior deles é porque não há um vínculo empregatício

É benéfico contratar um freelancer por vários motivos. O maior deles é porque não há um vínculo empregatício, de modo que se torna mais acessível e não é necessário toda aquela papelada de quando se contrata alguém por carteira assinada. Além disso, você pode ver avaliações de trabalhos já executados por este freelancer, o que garante mais segurança na contratação. Do contrário, um simples ‘recibo’ pode servir para o seu controle de caixa.

 

Freelancer na legislação brasileira

O Brasil pode ser, inicialmente, um empecilho na hora de contratar um freelancer, e é por isso que você deve ter cautela redobrada. Isso significa que formular um contrato com o freelancer é mais do que recomendado.

O contrato garante a proteção tanto do contratante quanto do freelancer, e ele pode ser produzido sem a ajuda de um advogado, embora isso seja recomendado para garantir que tudo seja feito dentro da lei. Se um contrato não é produzido de maneira correta, é possível ter problemas futuros em relação a ele.

Na internet, você costuma encontrar modelos bem completos de contrato, dos mais variados tipos — inclusive para a contratação de serviços assim. Um documento de contratação de freelancers normalmente contém:

  • A identificação completa das partes, como nome, estado civil, endereço, RG e CPF;
  • O objetivo de ter contratado aquele freelancer, ou seja, o escopo do trabalho que será realizado;
  • O início e o término do contrato, assim como as consequências de o freelancer não executar o serviço no prazo estabelecido;
  • O preço e a forma de pagamento, bem como os juros e multa em caso de atraso ou inadimplência;
  • As consequências de determinada cláusula não ser cumprida e como funcionará a rescisão do contrato (aviso prévio, justa causa, desistência, etc.);
  • As especificações sobre confidencialidade e exclusividade do serviço prestado pelo profissional contratado, se for o caso.

 

Seguindo um modelo, não fica difícil produzir um contrato corretamente, mas, como foi dito, ainda é recomendado que você converse com um advogado. Como o freelancer não está diretamente vinculado à empresa, ele não tem, por exemplo, horário de entrada ou de saída, podendo fazer o seu próprio dia, da maneira como lhe aprouver.

Entretanto, o contrato garante que os termos serão respeitados, e ele tem validade judicial. Os termos do contrato precisam estar dentro do Código de Defesa do Consumidor e do Código Civil Brasileiro. É importante ficar atento, pois, uma vez desrespeitados os termos do contrato pelo contratante, é possível que o freelancer tenha seus direitos garantidos na Justiça.

Dessa forma, é muito mais que recomendado um modelo de contrato, para que ambas as partes saibam como têm que agir e o que acontecerá se for feito algo que não é permitido. Um redator pode, por exemplo, assinar um contrato que informe a quantidade de artigos entregues por dia, devendo cumprir isso, ainda que possa escolher o horário para escrever.

Dessa forma, é muito mais que recomendado um modelo de contrato, para que ambas as partes saibam como têm que agir e o que acontecerá se for feito algo que não é permitido

Devido ao nível alarmante de desempregados brasileiros, mais profissionais capacitados procuram emprego como freelancers.

 

Como escolher um freelancer?

Muitas vezes, é difícil encontrar um freelancer que, ao menos, atenda às expectativas do contratante, porque certificações e portfólio nem sempre mostram que o contato entre as duas partes será bom e claro.

Ainda pode haver ruído na comunicação, e um freelancer pode até mesmo corresponder às expectativas de outra pessoa, mas não às suas, e, neste caso, o trabalho acaba por não ir para a frente, tornando-se uma perda de tempo e dinheiro investidos. Tanto o membro que é contratante quanto o que é freelancer precisam saber que falam a mesma língua.

A pessoa que contrata o freelancer precisa estar convencida de que encontrou o profissional com o melhor custo-benefício. É importante combinar um prazo de entrega realista e com espaço para diálogo e correções.

É preciso haver entendimento entre as duas partes. O contratante precisa dizer o que precisa e o que deseja no serviço, e tem que garantir que está sendo entendido pelo freelancer. Por outro lado, a comunicação do freelancer para com o contratante também tem que ser clara. É quando duas pessoas se entendem que é possível garantir um melhor trabalho.

 

Como encontrar freelancers?

Apesar de não ser a mais fácil das tarefas, com a ajuda das dicas acima, é possível escolher o freelancer ideal com mais eficácia. Há diversos sites que ajudam na contratação desses profissionais, e o pagamento pelo serviço costuma ser feito na própria plataforma, de modo que é garantido que o freelancer receberá pelo serviço bem-feito.

 

Freelancer Select

O site da Freelancer Select é muito interessante para você que quer contratar freelancers, mas não sabe por onde começar. É uma plataforma com layout atraente e fácil de usar, de modo que os elementos não te deixam perdido, e você pode navegar na plataforma de forma simples e intuitiva.

A Freelancer Select foi criada inicialmente para facilitar o contato entre profissionais da área digital como produtores de conteúdo com contratantes, servindo como uma ponte. Tem também redatores, programadores, profissionais de webdesign, marketing, e ainda muitos outros tipos.

Por meio do site, também é possível solicitar freelancers que trabalham de forma mais presencial, como diarista, motorista, adestrador de animais, arquiteto, artesão, artista plástico, cuidador de idosos, pintor e costureira, além de dezenas de outras profissões. Trata-se de um site com um grande leque de oportunidades para diferentes tipos de empresas e profissionais.

Ao contrário de outros sites, a Freelancer Select não cobra taxas abusivas ou uma porcentagem sobre o valor dos projetos feitos. O lucro do projeto é somente do freelancer e do cliente. Isso acontece porque os fundadores desta plataforma também são freelancers e sabem dos desafios deste mercado.

No momento tudo é feito de forma gratuita na plataforma. No futuro será cobrada uma pequena mensalidade para manutenção do site e para anúncios para atrair ainda mais projetos para o site. Mas aproveite: atualmente, o serviço é gratuito e de qualidade.

Na Freelancer Select, você pode escolher a opção de contratar um freelancer ou se cadastrar como um profissional desse tipo. O contratante pode publicar um projeto e contratar um freelancer ou pode oferecer o seu próprio serviço para outras empresas. É simples e todos saem ganhando.

O sistema do site Freelancer Select é gratuito e sem compromisso, de modo a facilitar tanto a vida do contratante quanto do freelancer escolhido.

O sistema do site Freelancer Select é gratuito e sem compromisso, de modo a facilitar tanto a vida do contratante quanto do freelancer escolhido.

 

Ficou com alguma dúvida?

A contratação do profissional que é freelancer tem crescido, o que é uma boa oportunidade para empresas que querem lucrar e para trabalhadores que precisam de dinheiro rápido —o pagamento costuma ser feito por trabalho, por projeto ou por um período fixo combinado.

Visite o nosso site para encontrar profissionais capacitados por um bom preço, e comece o contato com eles. O serviço da Freelancer Select no momento é gratuito e de qualidade. Se você gostou do artigo, que tal compartilhá-lo com seus colegas produtores de conteúdo? Eles, certamente, vão adorar!