Por que follow up é importante?

Porque follow up é importante - Freelancer select

Você sabe o que é follow up? Pode ser que já tenha ouvido falar, mas com tantos novos termos que foram inseridos no ambiente de negócios, fica difícil lembrar e entender cada um. Porém, desenvolver um follow up inteligente e prático pode ser o ponto-chave para desencadear.

Um ponto que precisa ser considerado por quem comercializa algum produto ou serviço é que raramente haverá a realização de uma compra no primeiro contato do cliente com você. Por isso, é necessário estar atento, acompanhar e fazer contato durante todo o processo. Isso é conhecido como fazer o follow up.

O que é follow up? É a melhor forma de transformar seus prospects em clientes.

 

O que é follow up?

A tradução livre desse termo é fazer o acompanhamento, investigar ou até realizar a avaliação de algo para obter um feedback.

Essa tarefa consiste em criar, manter e fortalecer o relacionamento entre empresa e cliente. Já no caso de profissionais autônomos, consultores ou freelancers, consiste em conhecer o seu potencial cliente, entender qual serviço ele precisa e oferecer uma solução realmente relevante, conquistando assim este cliente. O processo  de follow-up pode ser dividido em três fases, que são a pré-venda, durante a venda e pós-venda.

Na pré-venda, o foco é planejar e conhecer o seu cliente ou consumidor. Nesse momento, o vendedor precisa buscar informações sobre a área de atuação do prospect, as possíveis dificuldades que ele enfrenta e como o seu produto ou serviço pode ajudá-lo. Assim, irá identificar se ele é um cliente potencial ou não.

Como diz o ditado, a primeira impressão é a que fica. Se a abordagem inicial deste profissional for fria e genérica, são grandes as chances da pessoa não desenvolver qualquer interesse pelo serviço ou produto oferecido.

Da mesma forma, quando não há uma pesquisa prévia sobre o prospect, são muitas as chances de descobrir tardiamente que ele não é um cliente em potencial.

O momento que necessita ter maior atenção é durante a venda. Essa é a etapa em que o prospect se tornou um cliente ou consumidor potencial e está no caminho da conclusão da venda. Estão inseridas nessa fase o período de negociação e a conclusão do negócio.

A recomendação é de se manter próximo da pessoa. Você precisa deixar ela ciente de que você aguarda a resposta. Embora respeite o tempo dele, se faz presente. O objetivo é não deixar o cliente sozinho na tomada de decisão.

Follow up freelancer select

O pós-venda é uma etapa também muito importante, porque, além de fidelizar o consumidor à empresa, pode recomendar positivamente o seu serviço ou produto para terceiros, o que acaba por tornar seu cliente em um promotor da sua marca. O foco do pós-venda é garantir a satisfação do cliente e solucionar rapidamente qualquer problema com o serviço prestado ou a compra.

Agora que você já conhece as etapas de execução do follow up, existem algumas dicas que podem aperfeiçoar o seu processo quando colocado em prática. São elas:

  • Não seja ansioso no que se refere ao momento de contatar o cliente, respeite o timing dele;
  • Nas conversas com o prospect, foque no valor e benefício que o seu produto ou serviço entrega;
  • Mantenha uma comunicação curta e objetiva, se alongar demais pode passar uma impressão errada para o cliente;
  • Não minta e nem prometa coisas que você ou aquilo que você vende não irá cumprir;
  • O follow up é o momento certo para mostrar empatia pelo cliente, esteja pronto em ajudar;
  • Faça perguntas certas. Busque sanar uma dúvida ou incentivar a tomada de decisão;
  • Conheça bem as preferências do seu cliente.

Percebeu como é simples entender o conceito de follow up? Mas, é verdade que exige esforço dos gestores para implementação de uma cultura organizacional focada no cliente. Muitas empresas não desenvolvem esse processo por falta de conhecimento.

Follow up freelancer select

 

Qual a importância da contratação de freelancers neste processo?

No mercado de freelancer, a lógica de funcionamento e a importância de fazer follow up é a mesma do ambiente corporativo. Ao contratar esse tipo de profissional, você busca a execução de uma tarefa por um especialista, sem enfrentar burocracia e com melhor custo-benefício.

O serviço a ser realizado por ele precisa ser monitorado de perto para que a troca de feedbacks sinalize os erros e acertos. Assim, o resultado final estará de acordo com o esperado. E qual a melhor forma de realizar esse monitoramento? Com o follow up.

Acompanhar o andamento da execução de um serviço é fundamental para que as surpresas sejam evitadas e prazos sejam atendidos. Daí a importância de realizar o follow up também com os freelancers.

Outro ponto interessante é que esse processo de acompanhamento pode ser realizado por terceiros. Por exemplo, uma empresa de pequeno porte que não tem estrutura física para desenvolver toda a cultura de follow up pode contratar um profissional freelancer para realizá-la.

Existem no mercado de trabalho diversos prestadores de serviços especializados na execução dessa tarefa. Essa é uma excelente forma de realizar o monitoramento de forma correta com baixo custo.

Processo de follow up freelancer select

Desenvolver o processo de follow up faz com que seus clientes se tornem promotores da sua marca e do seu serviço.

Quais são as vantagens?

É possível dizer que todas as empresas desejam que seus clientes sejam fiéis aos seus produtos e serviços. Porém, poucas se esforçam para desenvolver estratégias que transformem clientes em promotores.

A implantação de um processo de follow up é imprescindível para o fortalecimento de uma relação satisfatória entre cliente e empresa. Estar disponível para o cliente, não incomodá-lo em momento inoportuno, conhecer as preferências e solucionar os problemas dele são ações que, quando bem executadas, agregam muito valor a empresa, porque causam o encantamento do consumidor.

Além disso, ter o follow up com seus fornecedores, sejam eles empresas ou freelancers, trará o controle e a qualidade dos serviços contratados. Assim, se desenvolve o ciclo positivo na relação cliente-empresa-fornecedor.

Aqui você aprendeu o conceito de follow up. Deixe nos comentários seu relato sobre a evolução e os resultados de follow ups que você desenvolveu. E, se gostou do conteúdo, compartilhe nas suas redes sociais.

Até a próxima